A Páscoa é um momento de reunião familiar e nada mais gostoso do que ter o seu cachorro participando desse encontro. Porém, existem alguns alimentos na Páscoa que são proibidos para os cães. E o mais famoso deles é o temido chocolate.
Cachorros não podem comer chocolate porque é tóxico para os animais, uma vez que ele possui como um de seus ingredientes o cacau, que tem em sua composição a teobromina, uma substância que, mesmo em pequenas quantidades, pode ser fatal para os pets. Afinal, ao contrário dos humanos que conseguem metabolizá-la com facilidade, os cães não e, com isso, acabam intoxicados.
O que acontece com o cachorro se comer chocolate?
O nível de intoxicação vai depender da quantidade e do tipo de chocolate consumido, além do porte e da sensibilidade do animal para essa substância. Quanto mais escuro for o chocolate, maior a concentração de teobromina. Por causa disso, os chocolates amargos são os mais perigosos para os cachorros.
Mas, não se engane, não existe quantidade segura, como explica o médico veterinário João Andrade, do atendimento especializado em saúde e bem-estar da Petlove:
“Muito se pensa que o pet precisa ingerir uma quantidade alta para desenvolver a intoxicação, porém mesmo a quantidade mínima pode fazer com que ele apresente o quadro, variando entre distúrbios menos graves ou até mesmo letais”.
Ao comer o chocolate, o cachorro pode ter sintomas que incluem vômitos, convulsões e até hemorragia interna. Além disso, essa substância pode ficar por dias no corpo do seu cachorrinho. Por isso, é preciso ficar sempre atento se o seu cão estiver na presença de algum alimento de chocolate, pois ele não pode nem “roubar” um pedacinho.
O que fazer se o cachorro comer chocolate?
Se o cachorro comer chocolate, é importante ir para a clínica veterinária o quanto antes e indicar a quantidade que ele ingeriu e há quanto tempo foi o consumo. Se tiver a embalagem, leve-a junto para que no primeiro atendimento já seja possível avaliar as informações nutricionais e de composição do chocolate.
Afinal, a partir das informações passadas, o veterinário vai compreender melhor o quadro da intoxicação e, assim, medicar o seu cachorro da melhor maneira possível para a sua recuperação. Seja rápido, pois isso pode salvar a vida do seu cão.
Existe “chocolate” para cachorro?
Enfim, temos boas notícias: já existem "chocolates" feitos especialmente para os pets. Alguns são feitos à base de fígado, mas a maioria possui em sua composição a alfarroba, que é uma fruta que tem sabor e cheiro parecidos com o do chocolate, mas que por não ter a teobromina em sua composição, pode ser ingerida com tranquilidade pelos cães. Além disso, é uma opção muito saudável e nutritiva para eles.
Para lhe ajudar a escolher, preparei uma listinha com 4 petiscos que o seu cachorro pode comer na Páscoa. Além disso, separei também uma receita super fácil de Ovos de Páscoa Pet. Você pode aproveitar esses petiscos e ovinhos para fazer uma divertida caça aos ovos para o seu cão, como sugere o Chef JaCão:
Agora, me conta: seu cachorrinho já experimentou o “chocolate” para pets?
Deixe um ❤️ e compartilhe esta matéria!
Comentários