Aposto que na sua casa também é assim: começa o almoço de Páscoa com a família toda reunida na sala e os cachorrinhos já ficam de olho para ver quem é que vai cair no golpe do olhar de fome e vai dar o primeiro pedacinho da comida. Também tem aqueles pets que já procuram descobrir quem é o parente mais distraído e que sempre derruba alguma coisa da mesa para deitar estrategicamente embaixo e ativar o modo aspirador, catando todos os farelos.
Acontece, né? Por isso, nessas datas festivas precisamos ficar ainda mais atentos. Afinal, sabemos que nossos pets são gulosos, muito rápidos e adoram conhecer novos sabores. Porém, nem tudo que os humanos comem irá fazer bem aos nossos animais.
Por isso, preparei uma lista de alimentos que estão com frequência na nossa mesa de Páscoa e que não podem ser oferecidos para os nossos pets:
1. Chocolate: O alimento mais temido da Páscoa para os pets. Afinal, ele é compartilhado por todos da casa no formato de bombons, barras, Ovos de Páscoa, além de também estar presente como ingrediente em vários doces na hora da sobremesa. Como é feito de cacau, o chocolate possui uma substância chamada Teobromina que, mesmo em quantidades baixas, pode causar a intoxicação do seu cachorro e ser fatal. Logo, não deixe ninguém da família oferecer nem um pedacinho para o seu melhor amigo.
2. Bebida Alcoólica: Nessas reuniões de família sempre aparece um que quer dar cerveja ou vinho para o cachorro, né? Isso é tão errado que chega ser um crime previsto na legislação! De acordo com a Lei Sansão, oferecer qualquer bebida alcoólica para um cão ou gato é considerado crime de maus-tratos. E mais: nesse caso, o infrator pode ser penalizado com multa, proibição de guarda ou até mesmo pena de prisão. Evite que seu pet seja intoxicado com etanol: isso pode gerar úlceras, gastrite, problemas renais, psicológicos e até mesmo o óbito. Se quiser lhe dar um agrado, existem opções de vinho e de cervejas que são feitas especialmente para cães, com ingredientes adequados, como a Dog’s Wine, a Dog Beer e a Cãolorado. Assim, o seu cachorrinho pode participar do brinde com a família com tranquilidade e segurança.
3. Uva: Nenhum tipo de uva deve ser oferecido para os cães: nem a fruta em si, tampouco a uva passa, pois pode causar intoxicação nos pets e, dependendo da quantidade, pode levar a um quadro agudo de insuficiência renal, além de outros sintomas, como por exemplo vômito, desorientação, diarreias intensas e dor abdominal.
4. Colomba Pascal: Por ser um tipo de pão, esse é um alimento que já deve ser evitado pelos cães, pois além de ter açúcar, passa ainda por um processo de fermentação, que ao ser ingerida pelos cães pode causar desconforto abdominal e até problemas na digestão. E mais: a Colomba Pascal possui também frutas cristalizadas e uvas passas, que são tóxicas para eles.
Por isso, se quiser oferecer algo para o seu cachorro se divertir nesse Domingo de Páscoa, você pode escolher algum petisco feito de “chocolate pet”, que é próprio para o seu peludo, já que tem em sua composição a alfarroba, uma fruta que tem sabor e cheiro parecidos com o do chocolate, mas é uma opção muito nutritiva e saudável para os cães. Você pode também surpreender o seu cãozinho fazendo uma receita super fácil e rápida de um delicioso Ovo de Páscoa Pet. E você ainda pode organizar uma divertida caça aos ovos para o seu cachorro.
E para você não se esquecer dessas dicas, o Chef JaCão fez uma música que eu aposto que vai ficar na sua memória!
Ah, e lembre-se de sempre seguir as recomendações e quantidades diárias de alimentos e petiscos que forem indicadas pelo seu médico veterinário de confiança. Cada animal é único e esse profissional vai saber orientar sempre o melhor para o seu cachorrinho!
Agora, me conta: como vai ser a sua Páscoa?
Deixe um ❤️ e compartilhe com quem ama cachorro!
Comments