O Carnaval chegou e nada melhor do que aproveitar os dias de feriado com o seu pet. Por isso, vamos compartilhar umas dicas para você aproveitar essa temporada de folia de forma segura com o seu cachorrinho.
A Cacau e o Cookie adoram uma bagunça e já levamos eles em vários eventos, inclusive blocos de Carnaval. Mas, sempre tomamos alguns cuidados para garantir a segurança e bem-estar deles:
1. O barulho dos blocos de carnaval pode ser assustador para alguns cães, então é importante protegê-los do barulho excessivo. Isso pode ser feito mantendo-os em um ambiente tranquilo, longe da janela, colocando uma música agradável, ou fornecendo-lhes brinquedos que possam mantê-los distraídos.
2. Cuidado com o calor: programe o passeio para o início da manhã ou para o final da tarde, quando as temperaturas são mais tranquilas e a incidência de sol é menor. Além disso, é importante sempre levar água fresca para o cachorro e garantir que ele possa descansar em um local fresco e com sombra.
3. Superlotação: Evite levar seu cão para locais cheios, como praias ou avenidas, pois isso pode ser estressante e confuso para eles. Se o seu cachorrinho estiver acostumado e gostar de interagir com outros animais, procure blocos que sejam pet friendly, ou parques destinados para cachorros.
4. Alimentação: Mantenha uma rotina de alimentação regular para seu cão durante o carnaval e garanta que ele tenha acesso a água fresca a todo momento. Essa época é muito quente, então, é preciso sempre conferir se tem água geladinha para o seu cão.
5. Identificação: Certifique-se de que seu cão tenha uma identificação atualizada com seu nome e número de telefone. Isso é importante caso ele se perca durante o carnaval.
6. Atividade física: Mantenha seu cão ativo e estimulado durante o carnaval, com caminhadas regulares e brincadeiras.
7. Use sempre peitoral e guia: Esses são itens que garantem a segurança do seu cachorro, afinal, permitem não só que você tenha controle sobre ele e o mantenha a uma distância segura de outros animais, pessoas e objetos perigosos; mas também previne fugas. Mesmo treinado, se estiver solto, o cachorro pode se assustar e sair correndo. O uso de peitoral e guia é também uma forma de identificar o cachorro como animal de estimação.
8. Escolha fantasias adequadas para a folia: Utilize fantasias confortáveis como bandanas, peitorais temáticas e acessórios leves para que ele não passe calor. Se for colocar alguma roupa, escolha um modelo que não o impeça de se mover ou respirar livremente, nem tenha peças que possam se soltar, serem engolidas, ou que machuquem o seu cachorrinho. O melhor é buscar aquelas com fecho em botão ou velcro no pescoço e na barriga, afinal, será mais fácil vestir e também tirar a roupa rapidamente, caso ele fique desconfortável. O mais importante é que isso não pode ser um incômodo para ele.
Para ajudar a acostumar seu pet com roupas, você pode manter uma rotina de treinos com ele, sempre com reforço positivo e aos poucos aumentando o tempo de uso da roupinha. Esse treino é muito útil principalmente para quem mora em cidades com climas mais frios. Assim, ele poderá ficar aquecido com uma roupa de maneira confortável. Para saber se ele está com frio, basta checar se as pontas das orelhas estão geladas.
E lembre-se que é preciso ficar atento se o seu animalzinho está se divertindo, afinal, isso é o mais importante. Se ele não sentir bem com fantasias, ou em eventos com outras pessoas e animais, aproveite os dias de feriado do Carnaval com um passeio que ele goste de fazer.
Agora, me conta: seu pet já usou fantasia?
Comments